quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

VEREADORES PREOCUPADOS COM O SANEAMENTO



As obras de saneamento básico de Pium, Pirangi e Cotovelo, que se encontram paralisadas há quase três anos, vem preocupando a Câmara Municipal de Parnamirim. A obra foi iniciada e paralisada algumas vezes por entraves jurídicos.

Foi embargada pela justiça da comarca de Nísia Floresta, por contestar a construção de uma lagoa de captação em Pium.

De acordo com a Caern, 30% da obra já foi concluída, incluindo 50% da rede coletora de esgotos. O projeto inclui estações elevatórias, emissários e cinco lagoas de tratamento e pós-tratamento. O recurso para execução, um total de R$ 25 milhões, é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi captado através do Prodetur II, com contrapartida do Ministério do Turismo.
Segundo a vereadora Walkiria Fonseca Diniz (PDT) caso não sejam tomadas providências para a retomada das obras, os recursos federais terão de ser devolvidos em julho de 2010. “Isso nos preocupa e temos que lutar para que o nosso Loral não seja prejudicado”, afirmou a vereadora

O projeto beneficiará inicialmente a população residente das três localidades, que é de cerca de 12 mil pessoas. O projeto de saneamento prevê o atendimento de 60 mil pessoas em 20 anos.Turistas, moradores e comerciantes são os maiores prejudicados com a falta da estrutura de saneamento básico nas praias do litoral de Parnamirim. O grande número de casas que despejam água servida nas ruas e a poluição que deságua nas praias e rios da região torna o ambiente propício à proliferação de doenças. “Temos muitos casos de diarréia e até de hepatite”, revela a enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF) de Pirangi, Irinalma Pereira da Silva.
A vendedora de “cangas”, Larissa Gerciane lamenta a situação em que se encontra a beira-mar de Pirangi, onde algumas “línguas negras” são criadas com o despejo de água suja em direção ao mar. “Isso aqui fica horrível para o turista, principalmente quando é maré seca. Além disso também fede”, aponta a comerciante. Segundo ela, nas ruas do bairro o quadro não é muito diferente, já que muita água servida é jogada nos meios fios, sobretudo pela manhã.

Um comentário:

  1. é isso ai. foram eleitos para isso mesmo. fiscalizar o executivo

    ResponderExcluir